O Papai Noel chegou na Praça Almirante Tamandaré, em Balneário Camboriú, na última segunda-feira (25). Com a decoração da praça quase pronta, a Casa do Noel começou a funcionar com a proposta de um atendimento do Bom Velhinho às crianças.
Na entrada, a fotógrafa vestida de ajudante do papai Noel, recepcionava os visitantes e alertava para não bater foto com o celular, pois as fotos no local só podiam ser feitas com a câmera da equipe deles. Inicialmente, o valor cobrado pela foto era de R$ 25.
A cobrança pelas fotos em espaço público gerou muita indignação. Turistas e moradores reclamaram, dizendo ser uma exploração. Enquanto os pais chamavam o Papai Noel de mercenário, as crianças choravam por uma fotografia.
Após três dias consecutivos de cobrança e polêmica, a Equipe Foto Oficial se desculpou pelo ocorrido através de nota. A empresa possui a concessão do uso de espaço fotográfico, porém, uma cláusula garante aos moradores e turistas poderem circular livremente e gratuitamente pelo ambiente.
A Prefeitura também reforçou que a visitação é gratuita e não há cobrança para tirar fotos com o Bom Velhinho, e que os visitantes podem registrar esse momento com o aparelho celular sem pagar nada. Mas, quem preferir, pode adquirir mediante pagamento, lembranças impressas e personalizadas do evento.
Ontem à noite fomos já levar meu filho e é proibido tirar foto do celular com papai noel. Absurdo isso!