Na tarde da última sexta-feira, dia 9, a Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), lançou o projeto piloto “Horta Pedagógica”, no CAIC Jovem Ailor Lotério, no Monte Alegre. O projeto visa potencializar a importância dos alimentos saudáveis, bem como seu consumo.
Conforme a presidente interina da Fucam, Katiane Leal, a horta do CAIC é um eixo de junção com a comunidade escolar, que amplia o contato dos alunos com o meio ambiente, garantindo assim a sustentabilidade dentro e fora da escola. “Iniciamos o projeto na escola do CAIC por termos identificado um terreno bem interessante. A intenção é propiciar aos educandos conhecimentos e habilidades que lhes permitam produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada e saudável”, explicou.
A duração do projeto é até o dia 24 de setembro de 2019. Os participantes são estudantes do 5º ano, que serão divididos em trios com um professor responsável, para a criação do desenho da horta, que deverá primar pela criatividade, com assessoria das equipes técnicas da Fucam e da Epagri.
Os três desenhos finalistas votados através dos parceiros: EPAGRI, FUCAM, Prefeitura, Secretaria de Educação, Secretaria da Agricultura, Direção do CAIC, APP do CAIC, Parque Unipraias e Ministério Público de Santa Catarina, serão votados via internet pelo público em geral, entre as datas 12 a 20 de setembro de 2019, através das páginas de mídias sociais. O resultado será divulgado no dia 24 de setembro de 2019, às 15h nas páginas oficiais da Prefeitura, sendo previsto premiação para os três primeiros colocados.