O primeiro dia de disputas do Campeonato Brasileiro Sênior de Judô, realizado neste sábado (30) no Complexo Multieventos Vereador Sérgio Luiz Carneiro Ribeiro Lorenzato em Balneário Camboriú, levou ao tatame judocas das 14 categorias de peso brigando por um lugar no pódio nacional. O evento tem apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú por meio da Fundação Municipal de Esporte.
Neste sábado as disputas foram de categoria bronze. No domingo (1), ocorre as finais a partir do 12h, com transmissão ao vivo do Sportv. Minas Gerais chega forte, terá 10 judocas lutando por ouro. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia e Ceará também estão nas finais.
O destaque do dia foi a seleção de Minas Gerais que chegou a nada menos, do que dez, das 14 finais possíveis. Os mineiros terão representantes na luta pelo ouro dos pesos 73kg, 90kg, 100kg, +100kg, 48kg, 52kg, 57kg, 63kg, 70kg e 78kg.
O segundo estado com o maior número de finalistas é o Rio de Janeiro, com seis atletas nas finais. Em seguida, vem o Rio Grande do Sul, com quatro finalistas; São Paulo, em três finais; Mato Grosso do Sul, em duas; Maranhão, Bahia e Ceará com um finalista cada.
Confira abaixo os confrontos que valem o título nacional:
60kg: Ítalo Carvalho (MA) x Fellipe Almeida (RJ)
66kg: Diego Santos (BA) x Gabriel Alves (RS)
73kg: Julio Koda Filho (MG) x David Lima (RS)
81kg: João Macedo (RS) x Luanh Rodrigues (RJ)
90kg: Eduardo Bettoni (MG) x Cleyanderson Silva (RJ)
100kg: Rafael Buzacarini (SP) x André Humberto (MG)
+100kg: Tiago Souza (MG) x Jonas Inocêncio (SP)
48kg: Amanda Lima (MG) x Eduarda Francisco (RJ)
52kg: Maria Taba (MG) x Yasmim Lima (RJ)
57kg: Layana Colman (MG) x Jéssica Lima (RS)
63kg: Mariana Silva (MG) x Ana Carla Grincevicus (MS)
70kg: Sarah Nascimento (MG) x Erika Ferreira (CE)
78kg: Ariana Silva (MG) x Gabrielle Ferreira (RJ)
+78kg: Sibilla Faccholli (SP) x Camila Yamakawa (MS)