A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) concluiu na manhã desta terça-feira (7), uma intervenção emergencial em uma rede coletora de esgoto antiga na Barra Sul, não tendo relação com o Emissário, que está em pleno funcionamento. Nesta manhã, na Avenida Atlântica esquina com a Rua 3700, a equipe finalizava o aterro e a pavimentação provisória com lajotas até o completo assentamento para a pavimentação definitiva com asfalto.
A rede que apresentou problema de obstrução desde o último fim de semana, foi uma rede antiga de amianto. “Devido à sobrecarga de contribuição na região, essa rede antiga não aguentou, provocando os extravasamentos pontuais. Mas, não possui relação alguma com o Emissário, que está em pleno funcionamento”, esclarece o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, completando que o amianto é um material usado nas antigas caixas d’água, não sendo mais utilizado há um bom tempo. A substituição dessa rede coletora antiga já foi licitada e será executada após a temporada.
As intervenções na rede foram executadas na maior parte do período durante a madrugada, justamente para causar menos transtorno no trânsito. O local estava sinalizado com monitoramento para evitar acidentes.