Com atividades que incluem exposições e brincadeiras educativas, o projeto “Consciência na Praia” retorna ao Estaleirinho no sábado e domingo (25 e 26), das 14h às 18h, próximo ao ponto onde está hasteada a Bandeira Azul.
O projeto cumpre um dos requisitos do programa Bandeira Azul, que é o de incentivar a educação ambiental no Estaleiro e Estaleirinho, as duas praias de Balneário Camboriú que receberam o certificado do Bandeira Azul. Durante as atividades, são abordadas temáticas de conservação dos ecossistemas e da vida marinha, relacionadas ao problema dos resíduos sólidos.
LEIA TAMBÉM:
Edital para cargos na UPA das Nações é lançado
Esta é a segunda edição do “Consciência na Praia”, que foi desenvolvido pela primeira vez de janeiro a março de 2019. O projeto é executado pela Univali, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam). A segunda edição começou dias 11 e 12 de janeiro de 2020, no Estaleiro. No dia 16, as atividades ocorreram no Estaleirinho. As ações vão até o início de abril nas duas praias, em dias úteis ou fins de semana (conforme a previsão do tempo).
Bandeira Azul foi hasteada em dezembro, pelo segundo ano consecutivo
A Bandeira Azul foi hasteada nas praias do Estaleiro e Estaleirinho em 12 de dezembro. Ambas as praias foram aprovadas, pelo segundo ano consecutivo, pelos júris nacional e internacional do programa Bandeira Azul. O selo internacional é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos frequentadores e sensibilização ambiental.
A Bandeira Azul nas duas praias ficará hasteada durante a temporada de verão 2019/2020. Ela é um sinal para os banhistas de que os locais têm qualidade de água e são seguros.
Sobre o programa Bandeira Azul*
O programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).
As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo júri nacional e aprovada pelo júri internacional.
O júri internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), United Nations Environment (UNE), United Nations World Tourism Organization (UNWTO), World Health Organization (WHO), International Union for Conservation of Nature (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), International Lifesaving Federation (ILS), International Council of Marine Industry Associations (ICOMIA), European Environment Agency (EEA), United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), World Cetacean Alliance (WCA) e European Network for Accessible Tourism (ENAT).
*Fonte: www.bandeiraazul.org.br