Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Acampamento de Verão de escola teve a presença do JACAMASA

Neste domingo (08), o mascote foi convidados para participar do Acampamento de Verão da escola Green Seeds Bilingual School

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Quem pensou que o JACAMASA estava de férias porque encerrou as visitas nas escolas em 2019, estava enganado. Neste domingo (08), o mascote e a equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) foram convidados para participar do Acampamento de Verão da escola Green Seeds Bilingual School. O encontro aconteceu no sítio São Jorge, em Camboriú, e reuniu cerca de 25 alunos de diversas idades, que além de muita diversão, aprenderam sobre educação ambiental de uma forma bem diferente.

Durante o dia, os engenheiros ambientais e operadores da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, realizaram atividades lúdicas abordando sobre o tema educação ambiental, incluindo o tratamento de água e esgoto, cuidados com a água, os rios, e reciclagem. “Elaboramos as atividades para complementar a programação de um fim de semana divertido, apostando em brincadeiras educativas”, relata Ana Carolina.

Um dos jogos realizados explicava o ciclo do tratamento de água e esgoto com imagens. O desafio era colocar os desenhos na sequência correta, conforme as etapas do tratamento que foram explicadas. Em seguida, falaram sobre reciclagem. “Levamos cartões com imagens de vários tipos de resíduos e elementos encontrados em um rio, pedimos para que os alunos recolhessem o que não pertencia ao local, e então, destinar corretamente cada resíduo recolhido”, explica a dupla de operadores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois das atividades, é claro que o jacaré mais querido de Balneário Camboriú não poderia ficar de fora e chegou para animar ainda mais a tarde da turminha. O amigo da EMASA brincou e dançou sua famosa música que convida os alunos a cuidarem da natureza, “…Vem com o JACAMASA cuidar do meio ambiente, vem com o JACAMSA, a natureza precisa da gente…”. Além de distribuir suas camisetas, que são uma febre entre as crianças.

Segundo Ana Carolina, foi a primeira vez que a equipe levou o tema de educação ambiental apenas por meio de atividades práticas e o resultado foi excelente. “Conseguimos abordar o tema de uma forma divertida e eficiente”, destaca. “Gostamos muito do resultado. Pretendemos incorporar esse método na programação de 2020, principalmente porque planejamos atender os Núcleos de Educação Infantil (NEIs) e a criançada dessa idade responde melhor a esse tipo de atividade lúdica”, aponta Hilário Zornitta, informando que o jacaré continuará na ativa e também vai atender convites para atividades durante as férias escolares.

O Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMSA, desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), é realizado em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM). Além de conscientizar e incentivar a mudança de hábitos, busca despertar a iniciativa e senso de responsabilidade ambiental nas crianças.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.