As ações de combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – não param em Balneário Camboriú. Segundo informações da Vigilância Ambiental do Município, nesse sábado (15), durante o Dia “D” da campanha de vacinação contra o sarampo e febre amarela, ocorrerá também um importante trabalho de conscientização sobre a dengue e os riscos à saúde.
Siga o @camboriunews no Instagram
No sábado (15), conforme ressaltou Eliane Guedes Casatti, da Vigilância Ambiental, será montada uma base na Praça Almirante Talmandaré, ao lado do Posto da Guarda. O espaço estará preparado para orientar a comunidade sobre como evitar a proliferação do mosquito, evitando principalmente os criadouros.
Os agentes irão distribuir panfletos informativos sobre a doença e os principais cuidados. A ação será das 9h às 16h. “É muito importante alertar as pessoas sobre os cuidados que se devem ter nos imóveis, especialmente quanto ao acúmulo de lixo, sujeira e água parada”, declarou.
LEIA TAMBÉM:
Dia D de vacinação ocorre no sábado, 15, em BC
Para reforçar as ações de combate ao aedes, 25 agentes vão reforçar a equipe. De acordo com a Ambiental, um mutirão técnico está programado para acontecer em março.
Cuidados necessários para não haver proliferação do mosquito são:
– não deixar nenhum recipiente com água parada;
verificar se as caixas d´água estão bem vedadas;
– tratar a piscina com cloro e limpe-a uma vez semana;
colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, e/ou eliminar os pratos;
– manter as calhas limpas e desentupidas, assim como as lajes;
– manter ralos fechados e desentupidos;
remover regularmente a água acumulada em folhas de plantas como bromélias, e/ou eliminar a planta;
– lugar de lixo é no lixo: copos, garrafas, latas vazias, entre outros, devem ser colocados na lixeira, dentro de sacos plásticos bem fechados;
– tonéis e depósitos de água devem ser mantidos tampados e vedados;
– vasilhames para água de animais domésticos, deve-se lavar com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana;
– evitar acumular águas de chuvas.