No dia 12 de dezembro, quatro agentes participaram do curso “Preservar para Prevenir: O papel do First Responder no local de crime”, realizado em Balneário Camboriú. A capacitação visou conscientizar os participantes sobre a relevância da análise e preservação de cenas de crimes, com base nos protocolos adotados pela Polícia Científica.
O treinamento incluiu aulas teóricas e oficinas práticas, com simulações que demonstraram a importância de uma atuação adequada do primeiro agente no local. Essa atuação é crucial para identificar os envolvidos e a motivação do crime, além de assegurar uma cadeia de custódia sólida e incontestável em relação às provas coletadas.
O evento contou com a presença de membros da Guarda Municipal de Balneário Camboriú, Guarda Municipal de Itajaí, Agentes de Trânsito de Itajaí, Polícia Federal, SAMU, Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina e equipes de motolâncias de Balneário Camboriú. A integração entre as forças de segurança reforça o compromisso com uma atuação mais eficiente e qualificada nos cenários de crimes.