A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram lançaram um alerta detalhado sobre as condições climáticas esperadas no estado entre os dias 20 e 24 de novembro de 2023.
Segundo o comunicado, nesta segunda-feira (20), Santa Catarina deve permanecer com um clima estável, com ocorrência de sol entre nuvens. No entanto, há previsão de pancadas de chuva fracas e isoladas no leste do estado. Já na terça-feira (21), o retorno dos temporais isolados é previsto, especialmente nas regiões de fronteira com o Rio Grande do Sul, no período da tarde e noite, devido ao calor e umidade, embora o risco para ocorrências seja baixo.
A partir da quarta-feira (22) até a quinta-feira (23), uma frente fria provocará chuvas intensas, com acumulados significativos e potencial para temporais em Santa Catarina. O destaque é para o Grande Oeste, onde os volumes podem atingir entre 70 e 130 mm. Nas demais regiões, são esperados volumes entre 40 e 80 mm. O alerta ressalta que a chuva deve ser intensa e mal distribuída, aumentando consideravelmente o risco de inundações, alagamentos, deslizamentos e outros danos estruturais.
Na sexta-feira (24), um sistema de alta pressão deve se estabelecer no estado, mantendo o tempo firme em algumas áreas, enquanto outras ainda podem apresentar chuvas fracas. O final de semana será marcado por tempo nublado e temperaturas amenas, com chances de pancadas de chuva isoladas, principalmente nas regiões de divisa com o Paraná.
Além disso, o alerta destaca a importância de se manter atualizado diariamente, uma vez que a previsão do tempo pode variar consideravelmente conforme as atualizações dos modelos meteorológicos.
Situação Hidrológica: No final de semana, com a diminuição das chuvas, os principais rios catarinenses apresentaram redução, saindo de níveis de emergência para inundação em algumas regiões, como Itapiranga e Joaçaba. Entretanto, a bacia do rio Canoas, no Planalto Sul, ainda mantém os rios em elevação.
Com a previsão de chuvas intensas entre quarta e quinta-feira, associadas aos níveis dos rios ainda altos e ao solo encharcado, o risco de inundações é alto nas regiões do Grande Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Sul. Destaca-se o alerta de risco muito alto para alagamentos e enxurradas nessas áreas, devido à possibilidade de altos volumes em curto período.