Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Alunos de Taquaras comemoram o Dia do Folclore

O evento é alusivo ao Dia do Folclore Brasileiro, comemorado dia 22 de agosto, e foi preparado de forma interdisciplina

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Alunos do Centro Educacional Municipal Taquaras, de Balneário Camboriú, participam nesta quarta-feira (21) de apresentações sobre o Folclore Brasileiro, que envolve personagens típicos, música regional e a participação do Terno de Reis de Taquaras. O evento é alusivo ao Dia do Folclore Brasileiro, comemorado dia 22 de agosto, e foi preparado de forma interdisciplinar.

Durante duas semanas alunos dos anos iniciais, 1º ao 5º ano, do ensino fundamental trabalharam na confecção das fantasias dos personagens folclóricos como o Boi de Mamão, uma das manifestações mais significativas da cultura popular catarinense; Bernunça e seu filhote Bernuncinha, símbolos do folclore catarinense – uma espécie de dragão ou bicho papão que engole tudo que encontra pela frente; e a Maricota, mulher muito alta que rodopia e balança seus braços, atingindo intencionalmente o público. Os alunos maiores, do 6º ao 9º ano, trabalharam na parte de pesquisa, que deu embasamento para a preparação da festa.

Um dos temas da pesquisa foi o Terno de Reis, pequenos grupos de músicos, de origem açoriana, que propagam cantigas regionais e que têm como referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus. Outros personagens folclóricos e a história da escola e do bairro também foram alvo de pesquisa dos jovens adolescentes. “Taquaras é um bairro que carrega muitas tradições. O Centro Educacional Municipal Taquaras é a escola mais antiga de Balneário Camboriú, com 83 anos de história. E isso traz um orgulho enorme para nossa gente”, pontua a gestora Saly Amaral.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As apresentações, acontecem na escola nos dois turnos, envolvendo toda a comunidade escolar do bairro. No período da manhã os personagens entraram, se apresentaram e dançaram ao som de músicas regionais, iniciando, logo após, a apresentação do Terno de Reis, que trouxe entre os componentes, alunos e ex-alunos da Escola. ” O Folclore é uma manifestação de tradições de origem popular que representa a identidade cultural e social de um povo. Manter viva a tradição é de suma importância pois preserva-se uma identidade que faz parte da história do nosso povo”, complementa a gestora, enfatizando a importância história de Taquaras.

No período da tarde o evento se repete com a mesma alegria e comprometimento.

Saiba Mais
O Dia do Folclore Brasileiro é celebrado anualmente em 22 de agosto.

Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms (1803-1885), que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”). Assim, folclore ganha o significado literal de “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.