Na sessão da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, nesta terça-feira (1º), o vereador Guilherme Cardoso (PL) usou a tribuna para cobrar publicamente a Prefeitura pela ausência de atualizações nas vagas oferecidas pelo Sistema Municipal de Empregos (SIME). A última divulgação oficial havia ocorrido no dia 19 de fevereiro de 2025.
“Essa foi uma das demandas que recebi nesta semana. Habitualmente, era divulgada uma lista com as vagas tradicionais, com requisitos, competências, inclusive vagas para pessoas com deficiência (PCD)”, afirmou. Guilherme também destacou que, com a ausência de divulgação, a população fica desinformada e acaba tendo que se deslocar até a Casa da Família ou outro local onde o SIME atua — “que a gente nem sabe”, como pontuou.
O vereador lembrou ainda que há empresas com dificuldade para contratar e muitas pessoas em situação de rua alegando falta de oportunidades. “Balneário Camboriú precisa facilitar esse contato”, declarou. Ele protocolou uma indicação e também um pedido de informação formal ao Executivo para que volte a divulgar regularmente o quadro de vagas.
Na sexta-feira (4), a reportagem procurou a Prefeitura de Balneário Camboriú para entender o motivo da interrupção nas publicações, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria. Poucas horas depois do contato da imprensa, a Prefeitura publicou uma nova matéria com vagas de motoristas, mas não respondeu nosso questionamento.
Vagas:
O município de Balneário Camboriú está com 40 vagas de emprego para motoristas, com encaminhamentos realizados através do Sistema Municipal de Emprego (SIME). A oportunidade visa atender a demanda de uma empresa contratante da região e busca candidatos que atendam a requisitos específicos, conforme estabelecido pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semam).
Para se candidatar à vaga, os interessados precisam ter o ensino fundamental completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria D válida. Não é necessário ter experiência prévia na função de motorista. O salário oferecido é de R$ 3.368,00, com a oferta de diversos benefícios, incluindo plano odontológico, convênios (farmácia, associações, entre outros), vale-alimentação, seguro de vida e cesta básica.
Para garantir o encaminhamento, os interessados devem observar os seguintes critérios: ser morador de Balneário Camboriú; apresentar a Carteira de Trabalho (física ou digital) no momento do atendimento; o comprovante de residência deve estar em nome do candidato – caso contrário, o candidato pode apresentar um contrato de locação em seu nome ou, em situações excepcionais, uma declaração de residência assinada pelo proprietário do imóvel, acompanhada de um comprovante de residência em nome do proprietário.
Os candidatos devem garantir que todos os documentos estejam em ordem para agilizar o processo de encaminhamento. Os encaminhamentos serão realizados presencialmente na Casa dos Conselhos, localizada na Rua 1822, nº 1510, Bairro Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço.
O SIME reforça que o atendimento será feito exclusivamente na Casa dos Conselhos e que o processo de encaminhamento será realizado presencialmente, com a documentação necessária, conforme as exigências listadas.