Após meses de incerteza, a Prefeitura de Balneário Camboriú e a empresa BC Big Wheel redefiniram as responsabilidades sobre o Deck do Pontal Norte, interditado pela Defesa Civil desde 21 de janeiro. Em reunião realizada na terça-feira (4), a administração municipal decidiu assumir integralmente a responsabilidade pela recuperação do espaço, cancelando os compromissos anteriormente firmados com a empresa.
A decisão anula os efeitos do aditivo do Termo de Compromisso 004/2019, que eximia a empresa da obrigação de manutenção do deck e previa, em contrapartida, a realização de sete medidas compensatórias. Agora, essas ações — incluindo o reforço na ponte Leopoldo Zarling, a reestruturação do acesso à Roda Gigante e a implantação de segurança noturna no deck — serão conduzidas diretamente pela Prefeitura.
Ainda na gestão anterior, um processo licitatório foi aberto em 2024 para contratar mão de obra, com um investimento de R$ 680.127. No entanto, a nova equipe da Secretaria de Obras constatou que o projeto não contemplava reformas essenciais, como o reforço dos pilares e a substituição do guarda-corpo, o que inviabilizou a continuidade da obra dentro do escopo inicial.
Diante disso, um novo edital será lançado para cobrir todas as necessidades estruturais, sem prazo definido para a reabertura do deck.
A Prefeitura também esclareceu o impasse sobre a madeira apreendida pelo IBAMA, anteriormente mencionada como possível material para a obra. Segundo a Secretaria de Obras, o material não possui as especificações técnicas adequadas para a recuperação do deck e será utilizado em outros projetos públicos.