O Rio das Ostras saiu da calha e transbordou na madrugada de terça-feira, 21, e um mutirão foi realizado no local para amenizar a situação. A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Emasa, Secretaria do Meio Ambiente, Sub Prefeitura da Região Sul, em parceria com a comunidade, iniciaram na tarde de terça-feira (20), de forma emergencial, uma força tarefa para limpeza de uma parte do Rio das Ostras.
A medida teve o parecer da Defesa Civil, reconhecendo a situação de emergência na região, e o alerta vermelho do órgão com previsão de mais 50mm de chuva para esta quarta-feira (21). “Durante a última madrugada, o Rio das Ostras saiu da calha e transbordou nesse trecho, porque ainda está assoreado, acumulando lixo e represando água. Então, determinei essa medida emergencial, que foi prontamente abraçada pela comunidade junto com o Governo Municipal, para evitar novos extravasamentos e garantir a segurança dos moradores, no caso de mais chuva”, mencionou o prefeito.
O mutirão, que ocorre no trecho próximo da ponte na Rua Adaci Santos Gomes, na Barra, serviu para retirar troncos e sujeiras que acumulam e atrapalham o fluxo do rio. Esse trecho, ainda está assoreado e compreende a segunda etapa da obra de limpeza, dragagem e readequação da calha, que não foi executada pois aguarda o licenciamento do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
O trabalho segue na manhã desta quarta-feira (21), com o auxílio de botes que seguirão pelo rio, para verificar a necessidade de novas intervenções.