Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Arrancadão de Canoas celebra o fim da temporada da pesca da tainha em BC

Evento reunirá pescadores catarinenses na Praia Central para gincanas e competições que homenageiam a tradição da pesca artesanal

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Neste domingo (6), pescadores catarinenses se reunirão em Balneário Camboriú para a 5ª edição do Arrancadão de Canoas Artesanais, um evento tradicional que celebra o encerramento da temporada da pesca artesanal da tainha. A confraternização, que ocorre na Praia Central, na Barra Sul, promete unir diversão, competições emocionantes e a valorização do trabalho do pescador.

O evento tem início pela manhã e se estenderá até o início da noite. Pescadores e comunidade poderão participar de várias atividades e assistir ao show da banda Maria do Cais. Dentre as principais atrações, destaca-se a emocionante prova de arrancadão de canoas, que coloca frente a frente duas embarcações em uma disputa a remo, simulando a movimentação do cerco à tainha.

Além disso, diversas outras competições estão programadas para agradar aos participantes e ao público presente. Os pescadores poderão mostrar suas habilidades em provas de arremesso de tarrafa, cabo de guerra (simulando a puxada de rede) e escolha do pescador mais antigo e mais novo. A criatividade também será posta à prova em uma disputa de recitar versos de improviso. O torneio de dominó e a gincana do prato de pirão garantirão momentos de descontração e entretenimento durante a espera pela chegada do cardume da tainha.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A expectativa é de que mais de 300 pescadores participem do evento, vindos de diferentes praias da região. Embora as competições sejam destinadas aos pescadores artesanais, todos os interessados poderão acompanhar gratuitamente as brincadeiras e o show da banda.

A realização do 5º Arrancadão de Canoas Artesanais é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, a Fundação Municipal de Esportes e a Equipe Arrancadão. A união dessas entidades tem garantido o sucesso do evento ao longo dos anos, promovendo uma verdadeira celebração da cultura pesqueira e reforçando a importância da pesca artesanal na região.

A safra da tainha deste ano teve início em 1º de maio e foi encerrada no dia 31 de julho. Durante esse período, as praias de Balneário Camboriú foram palco da pesca artesanal da tainha, com nove pontos de pesca identificados ao longo do litoral, incluindo as praias de Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho, além da Praia Central, onde foram localizados três pontos de pesca.

Levi Vicente, presidente da Colônia de Pescadores Z-7, estima que os pescadores da região capturaram entre 15 mil a 20 mil quilos de tainha durante essa temporada.

A programação completa do evento inclui:

Local: Praia Central, Barra Sul – altura da Rua 4900 (exceto o almoço, que será realizado no Bairro da Barra).

7h: Entrega das camisetas e inscrições para as gincanas.

9h: Abertura Oficial do Arrancadão de Canoas Artesanais.

9h15: Eliminatórias Cabo de Guerra.

9h30: Eliminatórias do Torneio de Dominó.

9h45: Eliminatórias do Arremesso de Tarrafa.

10h25: Eliminatórias Arrancadão de Canoas Artesanais.

12h: Almoço Food Park (Bairro da Barra).

13h30: Disputa Tradicional – Prato de Pirão.

14h: Final Arrancadão de Canoas.

14h30: Final Arremesso de Tarrafa.

15h: Final Cabo de Guerra.

15h30: Final Torneio de Dominó.

16h: Canoa destaque, pescador mais jovem, mais antigo e prova de versos por equipe.

16h45: Entrega das premiações.

17h20: Encerramento com o show da banda Maria do Cais.

Esse evento é uma oportunidade de valorizar e prestigiar a tradição pesqueira da região, ao mesmo tempo em que proporciona momentos de alegria, competição e integração entre os pescadores e toda a comunidade de Balneário Camboriú.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.