A prefeitura de Camboriú irá realizar uma Audiência Púbica sobre saneamento básico, dia 30 de outubro, às 19 horas. A reunião é para tratar de possíveis soluções para implantação de rede de coleta e tratamento de esgoto na cidade. A concessionária Águas de Camboriú vai apresentar uma proposta e um pré-projeto sobre o assunto. O evento será realizado no auditório da Prefeitura, localizada na rua Getúlio Vargas, nº 77, no Centro.
A proposta da empresa Águas de Camboriú Já foi apresentada em reunião do comitê da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, na Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Agora queremos ouvir a população, é a comunidade que vai decidir se implantamos ou não coleta e tratamento de esgoto. Vale ressaltar que é de suma importância a participação da comunidade nessa audiência pública. Estamos decidindo o futuro da cidade em relação ao saneamento básico”, declara o prefeito Elcio Rogério Kuhnen.
O prefeito destaca ainda que as cidades mais desenvolvidas do Brasil e do mundo dão prioridade ao saneamento. A importância começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo. De acordo com dados da Agência Nacional de Água (ANA), cerca de 45% da população brasileira não tem esgoto tratado.
“A coleta e tratamento de esgoto reflete diretamente no meio ambiente, com um benefício enorme para o Rio Camboriú e lençol freático, sem falar na questão da saúde pública”, explica a presidente da Fundação do Meio Ambiente, Liara Rota Padilha Schetinger.
A proposta é de que os recursos para a implantação do sistema de esgoto serão custeados pela empresa Águas de Camboriú. Os custos aproximados e valores de tarifas propostos vão ser informados na audiência.