Na tarde desta segunda feira (14) o grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal De Balneário Camboriú foi acionado via central (153) para atender ocorrência, de uma ave debilitada na barra Sul em um apartamento.
Ao chegar no local a guarnição constatou se tratar de uma ave conhecida como Savacu, que estava com a asa e a perna machucada, possivelmente colidiu com o vidro do prédio, impossibilitado de voar.
Diante de fatos o animal foi resgatado e encaminhado a complexo ambiental Ciro Gevaerd (SANTUR), onde passará por avaliação com especialistas, sendo em seguida reabilitado para futura reinserção no seu habitat natural.
Savacu (Nycticorax nycticorax), é uma ave da Famíla Ardeidaee ordem Pelecaniformes. Conhecido também como garça-cinzenta, sabacu, savacu-de-coroa, sabacu-de-coroa (Bahia), taquari ou taquiri (Pará), taiaçu (algumas regiões da Amazônia), dorminhoco (Rio Grande do Sul), socó, garça-dorminhoca, guacurú ou guaicuru, arapapá-de-bico-comprido, garça-da-noite ou ainda socó-dorminhoco. O nome socó-dorminhoco deve-se ao fato desta ave passar boa parte do dia dormindo, no entanto, poucas pessoas sabem que na verdade trata-se de uma espécie predominantemente noturna.