Sexta-feira (15/11) e sábado (16/11) há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno será provocado principalmente pelo vento do quadrante sul e a forte agitação marítima próxima ao litoral, com ondas de 3,0 a 4,5 m e risco de ressaca devido a um intenso sistema de baixa pressão (ciclone) no Sul do Brasil.
Recomenda-se especial atenção para os horários e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, avenida da Saudade, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.
LEIA TAMBÉM:
Feriadão da Proclamação da República com sol em SC
Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela 1, em litoral on line e maregrama no site do Ciram:
Tabela 1 – Maré astronômica prevista pela Epagri para Balneário Camboriú
AVISO de MAR
Atenção: vento forte e mar muito agitado a grosso com ressaca
Início: 14/11/2019 às 10:00h
Fim: 16/11/2019 às 16:00h
Região: litoral de SC.
Previsão: vento forte e persistente de 60 a 80 km/h na quinta e sexta-feira (14 e 15). Mar muito agitado a grosso com direção de onda de Leste (E) a Sudeste (SE) e picos de 3,0 a 4,5 m, mais altos na sexta-feira (15). Risco de ressaca, condição desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.
Sistema: formação e deslocamento de um ciclone (baixa pressão) no Sul do Brasil.