Na tarde de domingo, 11, por volta das 17h, um grupo de pessoas que passeavam em motos aquáticas na altura da praia de Taquaras encontraram uma baleia enroscada em rede de pesca.
Os amigos se mobilizaram e começaram a cortar a rede na tentativa de salvar o animal. A ação foi gravada pela esposa de um dos envolvidos na retirada da rede.
Em paralelo, outras pessoas ligavam para os órgãos responsáveis, porém nenhum atendeu a ocorrência. A Policia Militar instruiu uma mulher a ligar para a UNIVALI, já a Marinha do Brasil informou que não era com eles.
Um dos homens que aparecem no vídeo entrou em contato com o Camboriú News e informou que a baleia mexia lentamente a cauda e por essa razão eles acreditavam que ele estava viva. Ele também relata que após a retirada total da rede, o animal afundou e como estava escuro, perderam de vista.
Na manhã desta segunda-feira, 12, uma baleia foi encontrada morta nas pedras de Taquaras. O diretor de Fiscalização do Meio Ambiente, Matheus Rafaeli, esteve no local acompanhando o caso em conjunto com o Projeto de Monitoramento das Praias da UNIVALI.
Segundo informações, no local foi constatado que a baleia já estava morta há pelo menos dois dias e foi trazido pela correnteza. Possivelmente, a mesma encontrada enroscada na rede de pesca.