Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Balneabilidade: termo de cooperação entre órgãos estaduais é assinado para ampliar as coletas em SC

O IMA, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Estado da Saúde e a Casan, trabalharão em conjunto para viabilizar uma segunda coleta semanal de balneabilidade durante a alta temporada

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Com o objetivo de monitorar as condições de balneabilidade com maior frequência nas principais praias do Litoral catarinense, o governador Jorginho Mello assinou, nesta terça-feira, 24, um Termo de Cooperação entre órgãos estaduais para ampliar as análises de balneabilidade já realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Desta forma, o IMA, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), trabalharão em conjunto para viabilizar uma segunda coleta semanal de balneabilidade, durante a alta temporada, nas praias que apresentam maior fluxo de banhistas e estão sujeitas a mais variações de qualidade.

As coletas serão ampliadas em 82 pontos nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, Itapema e Itajaí. O Termo de Cooperação também prevê a participação do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen), que realizará a pesquisa de carga viral em alguns pontos sensíveis.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A presidente do IMA, Sheila Meirelles, reforça que o Instituto segue os critérios da Resolução Conama nº 274/2000, que regulamenta os procedimentos de controle de balneabilidade e exige análises sistêmicas para a mudança do status de qualidade da água.

“O aumento da frequência do monitoramento da balneabilidade, principalmente nas praias urbanas, refletirá melhor as condições ambientais dos pontos amostrados, servindo de apoio para as ações de melhoria de saneamento, demonstrando quais são realmente efetivas”, explica Sheila.

A ampliação do monitoramento da qualidade das águas se dá em função do aumento do número de casos de doenças de transmissão hídrica e alimentar, e busca propiciar segurança à população para o uso das praias. Os resultados continuarão sendo disponibilizados no relatório de balneabilidade no site do IMA.

Por meio do Termo de Cooperação a regularidade da coleta se dará entre o período de 23 de janeiro até 31 de março, de segunda a quinta-feira em 10 pontos de Balneário Camboriú; 2 pontos de Balneário Piçarras; 9 pontos de Bombinhas; 26 pontos de Florianópolis; 5 pontos de Itajaí; 9 pontos de Itapema; 4 pontos de Navegantes; 11 pontos de Penha; e 6 pontos de Porto Belo.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.