A Prefeitura de Balneário Camboriú firmou, nesta semana, mais dois acordos de cooperação técnica voltados ao compartilhamento do Sistema de Gestão da Defesa Civil do Município. Com a parceria, o recurso deve atender seis cidades catarinenses. Rio do Sul e São Carlos são os novos beneficiados.
O acordo prevê o acesso, sem custos, ao código fonte e à estrutura de banco de dados do software de gerenciamento desenvolvido por Balneário Camboriú para viabilizar a gestão interna de ocorrências da Defesa Civil – registrando todo o fluxo dos atendimentos realizados pelas equipes do Órgão, incluindo etapas como chamados, atendimentos, interdições e notificações.
De posse do recurso, os parceiros recebem apoio na implantação da ferramenta para uso na sua área de abrangência e podem propor, de forma colaborativa, melhorias e novas funcionalidades. A Defesa Civil e a Divisão de Tecnologia da Informação – pertencentes ao Governo Municipal – prestam o suporte técnico e tecnológico previsto no acordo, implementado em etapas a partir da assinatura do termo. Camboriú, Porto Belo, Itapema e Brusque são os outros parceiros da iniciativa.
Sobre o software
O Sistema de Gestão da Defesa Civil está em funcionamento desde 2021. Desenvolvido por meio de código aberto, que permite o fornecimento a outros usuários sem cobrança de mensalidades e investimentos para a aquisição, o projeto da Defesa Civil de Balneário Camboriú teve início em 2018 – via parceria com a Universidade do Vale do Itajaí.