Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Balneário Camboriú anuncia Dia D de conscientização em relação à dengue

O Dia D de conscientização está marcado para ocorrer no próximo dia 13

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Em encontro com representantes de entidades civis e não-governamentais ocorrido nesta quinta-feira (04), a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú anunciou todas as medidas que estão sendo feitas para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A principal novidade é o Dia D de conscientização em relação à dengue, marcado para ocorrer no próximo dia 13.

Na data escolhida para o Dia D haverá orientações, panfletagem e faixa nas Avenidas Brasil e Terceira; Evento na Praça Almirante Tamandaré; Orientações e panfletagem na Barra Sul e Pontal Norte; Orientações na Praça do Pescador – Barra; Continuidade de mutirões nos bairros Nações e Municípios; Blitz educativa e orientativa nos bairros Nova Esperança e Estados; e Orientação e panfletagem na Rodoviária.

Balneário Camboriú sempre cresce em momentos de crise, e cresce porque a sociedade é forte e comprometida. A presença de representantes da sociedade civil organizada aqui hoje é importante para que haja o conhecimento da abrangência e a urgência do problema, e para que possamos unir esforços e enfrentar, com conscientização e ações, esse aumento de casos de dengue que está ocorrendo”, pontuou o prefeito Fabrício Oliveira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dentre as ações já feitas apresentadas aos mais de 200 presentes também estão a de aplicação de fumacê nos locais próximos de onde houver casos confirmados; mutirões pelos bairros mais afetados; ações em escolas; apoio da Fiscalização de Posturas para o combate à dengue em obras e construções; e a criação do Centro de Referência e Atendimento à Dengue, que já atendeu mais de 450 pessoas desde sua abertura, no último dia 24.

“Só vamos melhorar o combate à dengue se cada morador de Balneário Camboriú olhar para dentro da sua casa ou estabelecimento procurando por possíveis criadouros do mosquito e eliminar os locais que acumulam água parada. Vocês são parceiros do Município nessa causa. Contamos com a ajuda de cada um”, argumentou o secretário de Saúde, Omar Tomalih.

Saiba como proceder em caso de sintomas:

Caso apresente sintomas como: cefaleia, dor no corpo e atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, febre alta e cansaço, procure atendimento imediatamente. Balneário Camboriú possui três unidades 24h de portas abertas à população que precise de atendimento urgente: PA da Barra (Rua Jardim da Saudade, nº 1500 – Bairro da Barra), UPA Nações (Rua Israel, nº 205 – Bairro das Nações) e Pronto Socorro do Hospital Ruth Cardoso (Rua Angelina, s/n – Bairros dos Municípios).

Aqueles que residirem na cidade e possuírem cadastro atualizado em Balneário Camboriú podem procurar atendimento no Centro de Referência de Atendimento à Dengue (Avenida Palestina, nº 150 – Nações) ou na Unidade Básica de Saúde mais próxima. Lá, passarão por triagem que definirá o nível de urgência para atendimento.

Após a triagem, há o atendimento clínico. Nele, o paciente é avaliado por um médico, que poderá prescrever o exame de sangue para definir se está com dengue. Em caso positivo para a doença, remédios para alívio de sintomas são prescritos, além de hidratação e repouso. Em caso de piora no quadro, o recomendado é retornar à unidade.

Para fazer a denúncia de locais com suspeita de foco do mosquito, o morador deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos números: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou no 0800 644 3388.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.