Na manhã desta segunda-feira (10), a Prefeitura de Balneário Camboriú deu início à obra de macrodrenagem da Praia Central, um projeto de infraestrutura que visa reduzir os impactos das chuvas intensas e minimizar os alagamentos na região. A primeira etapa da obra, estimada em R$ 30 milhões, contempla a instalação de 5.290 galerias de concreto armado pré-fabricadas na região norte da praia.
Essa fase inicial da obra inclui a construção de 2,4 km de galerias subterrâneas, interligando a Rua 2000 ao Canal do Marambaia. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até novembro.
De acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, a macrodrenagem é essencial para melhorar o escoamento da água da chuva, protegendo a faixa de areia e permitindo o avanço da reurbanização da Praia Central.
Após a conclusão dessa etapa, as obras seguirão para a região sul, com a instalação de galerias subterrâneas em um trecho de 1,83 km, entre a Rua 2000 e a Rua 3930.
A população teve acesso aos detalhes do projeto em uma reunião pública realizada na Câmara de Vereadores no dia 27 de fevereiro, onde autoridades e técnicos apresentaram a proposta e discutiram os impactos da intervenção na cidade.