No próximo domingo (14), a equipe de atletismo da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC) participa da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, na cidade de Bragança Paulista, em São Paulo. A competição abrirá o calendário nacional de atletismo em 2021.
Balneário Camboriú será representada por cinco atletas. Heron Rodrigues, na categoria 10 km Sub- 20; Lilian Bittencourt e Karlana Malaghini, 10 km sub-20; Luiz Felipe, 50 km adulto; e Moacir Zimmermann, 20 km adulto. O treinador da FMEBC, Diogo Gamboa, tem boas expectativas para a competição. “A expectativa é classificar alguns atletas para o Pan-americano, no Equador. Para isso, eles precisam ter um ótimo desempenho”, conta o treinador.
Essa é a segunda competição oficial da FMEBC no ano. O primeiro desafio foi o Campeonato Catarinense de Marcha Atlética, onde, pela primeira vez na história, a equipe de Balneário Camboriú sagrou-se campeã.
A Confederação Brasileira de Atletismo alerta que todos os atletas da competição deverão usar máscara de proteção contra a Covid-19 antes, durante e após cada prova. Todas as pessoas que permanecerem no perímetro do percurso, além da máscara, deverão procurar manter o distanciamento de pelo menos dois metros.
A competição define a seleção que representará o país na Copa Pan-Americana da modalidade, nos dias 8 e 9 de maio, em Guayaquil, no Equador. Os três primeiros colocados nas provas dos 20 km adulto e dos 10 km sub-20 na Copa Brasil, no masculino e no feminino, estarão automaticamente qualificados.
No caso dos 50 km adulto, o campeão masculino garantirá vaga na seleção, que será completada com os dois primeiros colocados no Ranking Brasileiro no período de 1º de janeiro a 20 de março de 2021.