A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, está prestes a dar início à obra de macrodrenagem norte da Praia Central, com início marcado para a próxima segunda-feira (10). Os preparativos já começaram nesta quinta-feira (6), com a montagem do canteiro de obras e o posicionamento dos primeiros equipamentos e galerias no local, etapa que precederá a preparação do terreno para o avanço do projeto.
Segundo a prefeitura, a partir de segunda-feira os proprietários dos primeiros quiosques e pontos de milho serão notificados oficialmente e receberão um prazo para desocupação da área. Para a prefeitura a macrodrenagem é crucial para mitigar os efeitos das fortes chuvas que afetam a Praia Central, resultando na perda significativa de parte da faixa de areia.
O projeto faz parte de um amplo programa de infraestrutura que visa a contenção de enchentes e o escoamento eficiente das águas pluviais na área central de Balneário Camboriú. Na primeira etapa, a intervenção abrangerá a região norte, com a instalação de 5.290 galerias de concreto armado pré-fabricadas e a implantação de galerias subterrâneas ao longo de 2,4 km, conectando a Rua 2000 ao Canal do Marambaia.
Apresentado oficialmente na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, em 27 de fevereiro, o projeto foi debatido em Reunião Pública com ampla participação de autoridades, representantes de associações e membros da comunidade. Essa iniciativa não apenas minimizará os riscos de alagamento, mas também será decisiva para o sucesso da reurbanização da Praia Central, promovendo melhorias estruturais que transformarão a orla da cidade.