Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Balneário Camboriú participará de programa nacional de combate à poluição marinha

Durante nove meses, o município receberá assistência técnica para identificar e combater as fontes terrestres que poluem os recursos hídricos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Balneário Camboriú foi um dos quatro municípios da costa brasileira selecionados para integrar o Programa de Prevenção e Combate às Fontes de Poluição Marinha Causada por Resíduos Sólidos. O programa será implementado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais ( ABRELPE), por meio de um Acordo de Cooperação com o Ministério do Meio Ambiente, com recursos e sob orientação da Agência de Proteção Ambiental da Suécia.

Para participar, o Município teve de se inscrever. Entre os requisitos para a inscrição, estavam ter Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e/ou Plano Municipal de Saneamento. Na seleção, foram avaliados quesitos como a existência de coleta seletiva, preferencialmente em parceria com Cooperativas ou Associações de Catadores, a localização em área de interesse turístico, entre outros. A participação dos municípios é gratuita. Também não haverá repasse de recurso aos municípios.

Durante nove meses, Balneário Camboriú receberá assistência técnica para identificar e combater as fontes terrestres que poluem os recursos hídricos. Nesse período, técnicos e consultores especialistas ajudarão a identificar as possíveis lacunas que provocam a destinação incorreta de materiais pós-consumo. A primeira reunião de trabalho será em 20 de agosto, na sede da ABRELPE, em São Paulo (SP). Representará o Município um interlocutor nomeado pela Prefeitura.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Acho de extrema importância o Município ter tido esse interesse de participar desse chamamento público para o programa. É muto gratificante termos sido selecionados, pois possuímos diversas praias. Combater os resíduos sólidos que chegam até o mar deve ser levado a sério. É muito importante para o Município receber esse ajuda técnica para que possamos impedir que o lixo chegue ao mar e prejudique o ecossistema”, diz a diretora de Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Eduarda Montibeller Schuch.

O lixo marinho, principalmente o plástico, é um problema mundial e uma ameaça a todas as formas de vida do planeta. Pelo fato de serem fragmentados em partes microscópicas, as quais circulam e se acumulam em diversas zonas dos oceanos, os materiais plásticos são a maior fonte de poluição aos ecossistemas marinhos. Conforme estimativas da ONU Meio Ambiente, cerca de 600 espécies de animais marinhos já sofrem com a ingestão de plástico, e, até 2050, cerca de 99% das aves marinhas terão ingerido o material.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.