Nesta segunda-feira (30), foi feita a primeira cremação social em Balneário Camboriú pela empresa vencedora de licitação aberta no início deste mês de setembro. Foi a primeira vez na história do município que uma licitação para contratação de empresa especializada em serviços relacionados à cremação foi lançada.
Os serviços da empresa contratada deverão ser realizados pelo período de 12 meses. Os trabalhos de cremação feitos através do Município são garantidos através do Decreto nº 9474/2019, que proporciona cremação social para famílias de baixa renda ou em vulnerabilidade social. “As cremações deverão ajudar a diminuir e, assim, equilibrar a demanda do Cemitério Municipal da Barra, que está próximo de sua lotação máxima”, explica a diretora de Patrimônio, Claudinéia da Costa Wolff.
Para solicitação do benefício, o interessado deve procurar o assistente social dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da área de sua abrangência, que emitirá o “Parecer da Cremação Social” após o preenchimento de um formulário com todos os documentos necessários, dentre eles um comprovante de residência do falecido.
Vale ressaltar que a Declaração de Óbito deve sair do hospital com duas assinaturas de médicos para a cremação. Na certidão de óbito também deve-se constar que o corpo será cremado, bem como o local da cremação.