A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, deu início à instalação e reativação de 25 câmeras de monitoramento que estavam fora de operação. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a segurança na cidade, ampliando o alcance da vigilância em áreas estratégicas.
Dessas novas câmeras, 13 são do modelo Speed Dome, que contam com monitoramento 360º, zoom de longo alcance e imagens em resolução 4K, garantindo maior precisão na identificação de indivíduos e veículos. Além dessas, a instalação inclui câmeras analíticas, que possuem tecnologia para reconhecimento de padrões suspeitos, identificação de veículos roubados e auxílio na busca de pessoas desaparecidas.
A reativação dos equipamentos ocorre após um trabalho conjunto da Secretaria de Segurança com a Celesc para resolver problemas de energia que impediam o funcionamento de parte das câmeras. O município conta atualmente com 56 dispositivos ativos, e a expectativa é que o número suba para 81 até abril.
De acordo com Fábio Nunes, diretor da Central de Operações 153, a ampliação do sistema de monitoramento visa tornar a cidade mais segura e eficiente na resposta a crimes e emergências.
“A falta de energia nos locais de instalação era o principal problema que impedia o funcionamento de algumas câmeras. Agora, com essa questão resolvida, estamos acelerando a manutenção e ativação dos equipamentos, garantindo que a cidade esteja 100% coberta pelo monitoramento”, afirmou.
O sistema de videomonitoramento é operado em conjunto com a Guarda Municipal e outras forças de segurança, possibilitando um tempo de resposta mais ágil e maior controle sobre a criminalidade. Além disso, as imagens captadas são armazenadas e podem ser utilizadas como provas em investigações e processos judiciais.
Com a conclusão das instalações, a cidade contará com um dos maiores sistemas de videomonitoramento da região, reforçando a segurança pública e ampliando a vigilância em pontos de grande circulação.