Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Balneário Camboriú se prepara para a safra da tainha

Na próxima segunda-feira (1°), inicia a Temporada de Pesca da Tainha, que segue até o dia 31 de julho

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Na próxima segunda-feira (1°), inicia a Temporada de Pesca da Tainha, que segue até o dia 31 de julho. Em Balneário Camboriú, serão nove pontos identificamos para a pesca espalhados nas praias do município. Na Praia Central, três pontos estarão identificados (Rua 3.100, Rua 3.700 e Rua 4.000). As praias de Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho, terão um ponto de apoio cada.

A pesca da tainha é considerada patrimônio cultural de Balneário Camboriú e de Santa Catarina. A atividade é uma característica da cultura local, um retrato do modo de vida peculiar dos pescadores do litoral catarinense. Cerca de 200 famílias vivem da pesca artesanal da tainha em Balneário Camboriú.

A temporada de pesca conta com o apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú e da Polícia Militar. A Fundação Cultural e a Secretaria do Meio Ambiente atuarão em conjunto com a Colônia de Pescadores Z-7, dando estrutura de apoio, orientações e fiscalizando a atividade. Em Balneário Camboriú, há ranchos tradicionais e centenários, além de um acervo com exemplares de canoas bordadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante a temporada, não é permitido o uso de armação de redes de pesca tipo feiticeira e de malha, além do uso de cilibrim e fisgas. Também é proibido o uso de jet skis, lanchas rebocadoras e embarcações motorizadas nas orlas das praias.

Curiosidades sobre a pesca artesanal da tainha:

  • Os cardumes de tainha (Mugil liza) iniciam a migração reprodutiva, saindo dos estuários e lagunas costeiras para a desova no mar. É durante essa migração que acontece a captura do peixe.
  • As canoas usadas são as chamadas “canoas de um pau só” ou “canoas bordadas”. São esculpidas a partir de um tronco maciço de uma única árvore de garapuvu. As canoas são cada vez mais raras pela impossibilidade de abater a árvore.
  • As cores das embarcações não são aleatórias. As embarcações são pintadas de cores contrastantes para facilitar a visualização da canoa no mar.
  • Cada pescador tem sua função: o vigia (que fica no aguardo do cardume apontar no mar), dois remadores, um chumbereiro (que lança as redes), o patrão (que direciona o cerco). A puxada normalmente conta com ajudadores ocasionais (passantes voluntários, que são recompensados com uma fração do pescado).
  • A lei nº 4.327, de 18 de outubro de 2019, declarou a pesca artesanal para captura de tainha patrimônio cultural imaterial de Balneário Camboriú.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.