Neste sábado (25), a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú promove um mutirão para o combate ao mosquito da Dengue, no bairro das Nações. A Secretaria do município, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (DIVE), solicita que os moradores fiquem atentos aos sintomas da doença. Este é o segundo mutirão organizado pela DIVE após confirmação de novos casos.
De acordo com os números do Departamento, Balneário Camboriú apresentou 428 focos do mosquito da dengue. Quanto ao número de casos, há 60 registrados, sendo 30 autóctones, três importados, 19 indeterminados e outros oito sendo investigados. Existe ainda um caso confirmado de Chikungunya.
Os principais sintomas da dengue são: febre, cefaléia, mialgias, artralgias, dor de cabeça. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas. A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus.
A principal maneira de prevenção da doença é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Não deixar água parada em vasos de plantas, calhas, lajes; manter ralos desentupidos e limpos; guardar as garrafas plásticas com o gargalo para baixo, entre outros cuidados. O uso do repelente também ajuda no combate ao mosquito.
Em caso de sintomas, é recomendado procurar a Unidade de Saúde mais próxima para o atendimento médico. Para denunciar locais com suspeita de proliferação do mosquito, o morador deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal através dos seguintes telefones: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 ou no 0800 644 3388.