De acordo com o último boletim da Defesa Civil, emitido às 18h desta sexta-feira,17, as médias acumuladas de chuva das últimas 12h, 24h e 48h foram, respectivamente, 24,6mm, 46,8mm e 246,8mm. Os rios Peroba, no bairro dos Municípios, e das Ostras, na região Sul, estão dentro da normalidade.
Dos três alojamentos temporários, como medida de prevenção, dois continuarão abertos, sendo eles o do Centro de Treinamento Comunitário (CTC) e o Centro Comunitário da Barra. No momento cinco pessoas estão alojadas, todas no bairro da Barra. O CTC também será usado para alojamento dos servidores enviados.
Ocorrências:
Entre a madrugada de quinta-feira (16) e a tarde desta sexta-feira (17), os Agentes de Trânsito, Guarda Municipal e Defesa Civil registraram 234 ocorrências através do 153 e 199. Os atendimentos variam entre inundações, alagamentos, quedas de árvores e postes, busca e resgate de pessoas, desmoronamento, fios caídos, sinalização e salvamento de animais.
Dispensa de ajuda
Na noite desta sexta-feira (17), a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, reuniu o Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) para discutir o andamento das ações de recuperação após as fortes chuvas que atingiram a cidade. A força-tarefa contou com o apoio de equipes locais da Secretaria de Obras e reforços enviados pelas prefeituras de Bento Gonçalves e Blumenau, incluindo servidores da Defesa Civil.
Porém, horas após a reunião, a prefeita dispensou a ajuda da equipe de Bento Gonçalves, justificando que Balneário Camboriú apresentou uma recuperação rápida e que os esforços poderiam ser melhor aproveitados em Camboriú, município vizinho que enfrenta uma situação mais grave. Segundo os dados da Defesa Civil, Camboriú registrou cerca de seis mil famílias atingidas e ainda mantém 300 pessoas em abrigos.