18.9 C
Balneário Camboriú

Nós Balneário Camboriú

Bandas escolares se preparam para Desfile Cívico

Os ensaios acontecem durante todo o ano, de duas a três vezes na semana, intensificando-se nessa época devido ao Desfile Cívico

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

good newshot

UniSociesc está com Plantão on-line de Condições Especiais

Siga construindo seu futuro estudando em uma das melhores instituições de ensino do Sul do País

Unimed será patrocinadora da roda gigante de Balneário Camboriú

Mensagens publicitárias da Unimed serão veiculadas nos monitores de vídeo instalados nas 36 cabines da roda gigante e nos painéis do empreendimento
Siga-nos no Google News

A menos de um mês para a importante data de 7 de setembro, as 13 bandas de percussão da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú intensificam seus ensaios e já definem detalhes para o Desfile Cívico na cidade. São bandas de percussão e marcial com cerca de 600 componentes, preparados no contraturno escolar, pelo Projeto Oficinas da Secretaria de Educação.


Os componentes das bandas são selecionados nas próprias escolas, de acordo com seus interesses e aptidões, e matriculados no Projeto Oficinas, que atua no contraturno escolar, com oficinas e professores específicos, na própria escola. Os ensaios acontecem durante todo o ano, de duas a três vezes na semana, intensificando-se nessa época devido ao Desfile Cívico.
As bandas das escolas municipais que dividem-se em banda de percussão; percussão com lira e banda marcial, trazem para a avenida, neste 7 de setembro, um projeto que promete ser o diferencial do Desfile. Com toques tradicionais para a marcha, elas inovam acrescentando música popular brasileira durante o evento cívico, nas bandas de percussão composta com liras.
Para incrementar o espetáculo, a Secretaria de Educação adquiriu uma linha completa de percussão rudimentar, que foi entregue para o Centro Educacional Municipal Ariribá, que era a única escola que não tinha essa linha de instrumentos. 


As 13 bandas de Balneário Camboriú possuem em seu corpo as figuras tradicionais do mor de comando e pelotão de bandeiras. Algumas possuem ainda balizas e corpo coreógrafo. “O mor de comando é o aluno que vai na frente da banda dando todos os comandos que a ela precisa, desde a entrada na avenida, com início da formação e início do toque; até a saída, com o fim da apresentação. Balizas são as meninas que fazem as acrobacias em frente a banda; pelotão de bandeiras trazem as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina; de Balneário Camboriú e da escola. Corpo coreógrafo é o grupo de alunos que segue o desfile fazendo coreografias em frente a banda,”, explica o professor e maestro da Banda Nova Esperança, Aquiles da Costa Neto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
PUBLICIDADE

Balneário Camboriú registra nove novos casos de Covid-19 neste sábado, 26

Dentre os casos, 6.224 pacientes já estão recuperados, representando uma taxa de recuperação de 97%

Covid-19: sábado, 26, com 3 novos casos em Camboriú

Confira o boletim epidemiológico de Camboriú deste sábado, 26 de setembro
PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE

Balneário Camboriú

SOCIAL PROOF

213,288FansLike
36,955FollowersFollow
185SubscribersSubscribe

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Enviar mensagem
Envie sua notícia
Envie sua NOTÍCIA ou sua DENÚNCIA para a nossa equipe de jornalismo!