O Programa Bandeira Azul, que reconhece praias e marinas que atendem a rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão, divulgou os resultados do júri internacional para a temporada 2023/2024. Entre as praias brasileiras aprovadas, três estão localizadas em Balneário Camboriú: Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, situadas na região das Praias Agrestes.
A Bandeira Azul é um prestigiado reconhecimento internacional que realça não apenas a qualidade das praias e marinas, mas também promove o turismo sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
O anúncio foi feito no site oficial do programa, e a cerimônia nacional de entrega das 42 bandeiras, das quais 31 são praias e 11 marinas, está programada para ocorrer no dia 27 de outubro, na Tedesco Marina, que também obteve a renovação da certificação. A temporada Bandeira Azul Brasil terá início em 1º de novembro deste ano.
Em Balneário Camboriú, as praias do Estaleiro e Estaleirinho conquistaram o reconhecimento na temporada 2018/2019 e mantêm a certificação anualmente desde então. A Praia de Taquaras obteve a sua primeira Bandeira Azul em 2022. Esse feito reforça o compromisso da cidade com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, expressou seu orgulho pelas conquistas da cidade: “A premiação internacional do Bandeira Azul que vimos conquistando desde 2018 já foi incorporada à imagem de Balneário Camboriú que ganhou o Brasil e o mundo. Por três anos consecutivos, fomos reconhecidos, também, como a cidade número um do Brasil em Meio Ambiente pelo ranking Connected Smart Cities. São premiações e reconhecimentos que dão a nossa cidade um lugar destacado no cenário nacional e internacional. Conquistas que nos orgulham e refletem o trabalho que temos feito enquanto sociedade e enquanto poder público em prol do meio ambiente, do crescimento econômico e social sustentável de nossa cidade. Mais uma importante conquista a celebrar.”
Em Santa Catarina, um total de 15 praias, incluindo duas estreantes, e quatro marinas foram aprovadas pelo programa na temporada 2023/2024.
Praias Certificadas (Temporadas 2023/2024)
Renovações:
- Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL
- Praia de Paraíso, Guarajuba, Camaçari – BA
- Praia da Espera, Itacimirim, Camaçari – BA
- Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA
- Praia do Cumbuco, Caucaia – CE
- Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ
- Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
- Praia do Sossego, Niterói – RJ
- Praia das Pedras de Itaúna, Saquarema – RJ
- Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
- Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
- Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC
- Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC
- Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
- Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
- Praia da Conceição, Bombinhas – SC
- Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
- Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
- Praia do Ervino, São Francisco do Sul