Balneário Camboriú foi um dos destaques na Cerimônia Nacional de Entrega da Bandeira Azul 2024, ocorrida na sexta-feira (1º), em Salvador (BA). A Praia de Taquaras ficou em segundo lugar no prêmio de Boas Práticas, categoria Prevenção à Poluição, devido ao trabalho de conservação nos costões rochosos.
O prêmio foi concedido pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, que convidou os países a partilhar exemplos de Boas Práticas Ambientais desenvolvidas na temporada 2023/2024. O tema desta edição foi “Atividades de Educação Ambiental”, as quais poderiam estar relacionadas a uma das três categorias: Ação Climática, Biodiversidade e Prevenção à Poluição. O Brasil teve três ações premiadas.
Desde junho de 2023, a Prefeitura de Balneário Camboriú conta com um projeto, em colaboração com pesquisadores da Univali, que inclui mergulhos científicos para coletar, classificar e quantificar todo o material encontrado nos costões rochosos do município. Mais de uma tonelada de lixo já foi recolhida e teve destino adequado. Também foi desenvolvida uma Cartilha Educativa com os resultados obtidos, que será distribuída nas escolas municipais e utilizada como material didático para atividades de educação ambiental.
Na cerimônia em Salvador, Balneário Camboriú recebeu ainda as três bandeiras azuis que ficarão hasteadas durante a temporada 2024/2025. Além de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho são praias Bandeira Azul.
Bandeira Azul é um prêmio internacional ecológico concedido a praias e marinas que atenderam a critérios referentes à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços, educação e informação ambiental, entre outros. Esses critérios devem ser mantidos e comprovados anualmente. Ao receber o reconhecimento, praias e marinas asseguram não apenas a preservação dos ecossistemas, mas também um ambiente seguro e organizado para seus visitantes.
As praias do Estaleiro e Estaleirinho estrearam no programa na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a premiação anualmente. Já Taquaras obteve a Bandeira Azul pela primeira vez em 2022. Na cidade, a Tedesco Marina também recebe a renovação anualmente.
Neste ano, 49 áreas brasileiras hastearão a Bandeira Azul na temporada 2024/2025, depois de passarem por rigorosa avaliação de critérios por júris nacionais e internacionais.