Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Bandeira Azul é hasteada em Balneário Camboriú

Estaleiro e Estaleirinho, localizadas na região das praias agrestes, já estão com as bandeiras hasteadas desde a manhã desta quinta-feira (12)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Pela segunda temporada consecutiva, duas praias de Balneário Camboriú terão a Bandeira Azul. Estaleiro e Estaleirinho, localizadas na região das praias agrestes, já estão com as bandeiras hasteadas desde a manhã desta quinta-feira (12). A certificação internacional é concedida a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos frequentadores e sensibilização ambiental. Das 19 bandeiras hasteadas no país, três estão em Balneário Camboriú. Além das duas praias, a Marina Tedesco também foi certificada.

“Qual é a cidade, tão adensada como Balneário Camboriú, que tem praias tão preservadas e com duas delas certificadas pelo Bandeira Azul? São praias que devemos nos orgulhar e cuidar, usando a Bandeira Azul para atrair turismo de qualidade e como marco de consciência de uma visão coletiva que tem que se expandir todos os dias. Esse é o resultado de um trabalho que envolveu o poder público e a comunidade e que está dando muito certo”, falou o prefeito Fabrício Oliveira, durante a cerimônia de hasteamento na Praia do Estaleiro.

A Bandeira Azul nas duas praias ficará hasteada durante a temporada de verão 2019/2020. Sinal para os banhistas de que os locais têm qualidade de água e são seguros, a bandeira é recolhida à noite e recolocada de manhã, ou seja, permanecerá nas praias enquanto há guarda-vidas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Queremos agradecer muito essa atenção que o Município tem dado à região das praias. Hoje temos a Bandeira Azul, água encanada nas casas, rede coletora de esgoto que está sendo concluída e muitas outras melhorias, que muitas vezes passam despercebidas. Não são melhorias apenas para o turismo, mas para todos que vivem aqui”, falou o presidente da Associação de Moradores do Estaleiro, Ricardo Loppnow.

“Eu atendo turistas do mundo inteiro aqui na praia e posso afirmar que o nível do turismo da nossa cidade melhorou. Essa região aqui é única e nós devemos lutar para manter assim a Bandeira Azul. Parabéns à administração pública, os postos de Guarda-vidas todos reformados, os banheiros todos funcionando, as rampas de acessibilidade… obrigado e parabéns”, finalizou o integrante da associação de Moradores do Estaleirinho e conselheiro da APA Costa Brava, Felipe Manoel Rosa.

A solenidade de hasteamento da Bandeira Azul ocorreu no Restaurante Brisas do Oceano e contou com apresentação do músico Diogo Rosa. Em Santa Catarina, terão a bandeira oito praias e duas marinas.

Busca pelo selo começou em 2017

No início de 2017, Balneário Camboriú habilitou-se pela primeira vez a obter o certificado. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências. Entre as ações para a conquista do certificado, estavam a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade.

Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. Estruturas como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram instaladas. Para envolver a comunidade e os banhistas, foram feitas ações de educação ambiental nas praias. O trabalho continuou ao longo de 2019, para garantir a qualidade das praias, com melhoria nos acessos às praias e cercamento da restinga.

Sobre o Programa

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo júri nacional e aprovada pelo júri internacional.

O júri internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), United Nations Environment (UNE), United Nations World Tourism Organization (UNWTO), World Health Organization (WHO), International Union for Conservation of Nature (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), International Lifesaving Federation (ILS), International Council of Marine Industry Associations (ICOMIA), European Environment Agency (EEA), United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), World Cetacean Alliance (WCA) e European Network for Accessible Tourism (ENAT).

*Fonte: www.bandeiraazul.org.br

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.