Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Bandeira Azul vai tremular em praias de BC a partir desta quinta

A cerimônia de hasteamento será às 9h30, na Praia do Estaleiro, com café da manhã e apresentação do músico Diogo Rosa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A Bandeira Azul vai tremular nas praias do Estaleiro e Estaleirinho a partir desta quinta-feira (12). A cerimônia de hasteamento será às 9h30, na Praia do Estaleiro, com café da manhã e apresentação do músico Diogo Rosa.

A solenidade ocorrerá no Restaurante Brisas do Oceano (Rua da Praia, esquina com a Rua Vereador Domingos Fonseca), que venceu o chamamento público aberto pelo Município para buscar parceria para o evento.

Ambas as praias foram aprovadas, pelo segundo ano consecutivo, pelos júris nacional e internacional do Programa Bandeira Azul. O selo internacional é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos frequentadores e sensibilização ambiental.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Bandeira Azul nas duas praias ficará hasteada durante a temporada de verão 2019/2020. Sinal para os banhistas de que os locais têm qualidade de água e são seguros, a bandeira é recolhida à noite e recolocada de manhã, ou seja, permanecerá nas praias enquanto há guarda-vidas.

Todos os 20 inscritos do Brasil (14 praias e seis marinas) foram aprovados pelo júri internacional (confira a relação abaixo). Em Santa Catarina, terão a bandeira oito praias e duas marinas. Uma das marinas é a Tedesco, de Balneário Camboriú, que havia recebido o selo também na temporada passada. As cerimônias de hasteamento da bandeira iniciaram-se em novembro e vão até 15 de dezembro.

Busca pelo selo começou em 2017

No início de 2017, Balneário Camboriú habilitou-se pela primeira vez a obter o certificado. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências. Entre as ações para a conquista do certificado, estavam a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade.

Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. Estruturas como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram instaladas. Para envolver a comunidade e os banhistas, foram feitas ações de educação ambiental nas praias. O trabalho continuou ao longo de 2019, para garantir a qualidade das praias, com melhoria nos acessos às praias e cercamento da restinga.


As praias aprovadas:

Praia do Tombo, Guarujá – SP

Prainha, Rio de Janeiro – RJ

Praia da Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Salvador – BA

Praia da Lagoa do Peri, Florianópolis – SC

Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC

Praia do Peró, Cabo Frio – RJ

Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC

Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC

Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC

Praia de Guarajuba, Camaçari – BA

Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC

Praia de Mariscal, Bombinhas – SC

Praia da Malhada, Jijoca de Jericoacoara – CE

Praia da Saudade (Prainha), São Francisco do Sul – SC


As marinas aprovadas:

Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ

Marinas Nacionais, Guarujá – SP

Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (sede Centro), Florianópolis – SC

Marina Tedesco, Balneário Camboriú – SC

Marina Kauai, Ubatuba – SP

Voga Marina, Ubatuba – SP


Sobre o Programa*

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo júri nacional e aprovada pelo júri internacional.

O júri internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), United Nations Environment (UNE), United Nations World Tourism Organization (UNWTO), World Health Organization (WHO), International Union for Conservation of Nature (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), International Lifesaving Federation (ILS), International Council of Marine Industry Associations (ICOMIA), European Environment Agency (EEA), United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), World Cetacean Alliance (WCA) e European Network for Accessible Tourism (ENAT).

*Fonte: www.bandeiraazul.org.br 

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.