Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

BC participou de reunião sobre poluição marinha em SP

Além de Balneário Camboriú, participam do programa São Luís (MA), Ipojuca (PE), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Bertioga (SP)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Balneário Camboriú participou, na terça-feira (20), em São Paulo, da reunião inaugural do Programa de Prevenção e Combate às Fontes de Poluição Marinha Causada por Resíduos Sólidos. O Município foi um dos selecionados para integrar o programa, que será desenvolvido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), por meio de um acordo de cooperação com o Ministério do Meio Ambiente, com recursos e sob orientação da Agência de Proteção Ambiental da Suécia.

Na reunião, na sede da ABRELPE, foram abordados temas como o diagnóstico e o passo a passo para ações efetivas de combate ao lixo no mar, e o caso de Santos (SP), antes e depois do projeto Lixo Fora D’água. Também houve apresentação dos municípios selecionados. Além de Balneário Camboriú, participam do programa São Luís (MA), Ipojuca (PE), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Bertioga (SP).

“A ABRELPE apresentou uma visão geral dos passos que vamos percorrer para termos ações efetivas de combate ao lixo no mar. Além disso, também pudemos conhecer um pouco de cada município que está participando do Programa e pude apresentar alguns dados da gestão de resíduos de Balneário Camboriú e projetos como o ReciclaBC, instalação de ecopontos, lixeiras subterrâneas e coleta mecanizada”, diz diretora de Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Eduarda Montibeller Schuch, que representou o Município na primeira reunião do programa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante nove meses, Balneário Camboriú receberá assistência técnica para identificar e combater as fontes terrestres que poluem os recursos hídricos. Nesse período, técnicos e consultores especialistas ajudarão a identificar as possíveis lacunas que provocam a destinação incorreta de materiais pós-consumo. Em outubro e novembro, os técnicos do programa visitarão a cidade. O plano de ações para combater o lixo marinho será definido em dezembro.

Para participar do programa, o Município teve de se inscrever. Entre os requisitos para a inscrição, estavam ter Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e/ou Plano Municipal de Saneamento.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.