A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú atualiza os dados referentes à Dengue em seu último boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (8), tendo como base o ano de 2024. Do total de 1871 casos suspeitos, 210 tiveram seus laudos confirmados como positivos. Outros 990 exames foram descartados, enquanto 671 aguardam a liberação dos resultados.
Dos casos positivos, 101 são considerados autóctones (aqueles contraídos na própria cidade). Oito casos foram importados de outros municípios, 93 são indeterminados e oito estão em investigação.
Incidência de focos do mosquito por bairros
Dados do Programa de Combate a Endemias mostram que a cidade já identificou 304 focos do mosquito Aedes aegypti em armadilhas e pontos estratégicos desde o início do ano, divididos pelos seguintes bairros:
- Centro: 75
- Nova Esperança: 44
- Barra: 34
- Nações: 20
- Estados: 19
- Amores: 17
- Municípios: 17
- Ariribá: 15
- São Judas: 12
- Estaleirinho: 10
- Centro (região 1)
- Estaleiro: 8
- Iate Clube: 8
- Taquaras: 6
- Vila Real: 5
- Laranjeiras: 4
- Pinho: 4
- Varzea do Ranchinho: 4
- Pioneiros: 2
Atendimento
Para pacientes com suspeita da doença, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú disponibiliza o Centro Municipal de Referência à Dengue, que funciona anexo ao antigo pronto-socorro do Hospital Ruth Cardoso. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exclusivamente para moradores da cidade com cadastro ativo na rede.
Para casos leves da doença, a opção é o serviço de telemedicina, também voltado a residentes da cidade. Através do 0800 888 6556, os pacientes são atendidos em casa, sem a necessidade de deslocamento. Nos finais de semana e no período noturno, a UPA do bairro das Nações e a PA da Barra também acolhem a população.