Notice: Undefined index: color-1-overlay in /var/www/camboriunews/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2679

Notice: Undefined index: color-2-overlay in /var/www/camboriunews/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2679

Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Bebê de dois meses morre com infecção viral após atendimento no Hospital Ruth Cardoso

Secretária de Saúde confirma testagem positiva para vírus respiratório e alerta para crescimento de casos entre crianças pequenas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Um bebê de dois meses faleceu na tarde desta segunda-feira, 5 de maio, no Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, após dar entrada com sintomas respiratórios. A secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Aline Leal, confirmou à reportagem do Click Camboriú, por telefone, que a criança testou positivo para vírus sincicial respiratório (VSR) e apresentou rápida piora clínica.

Segundo a secretária, o bebê era morador de Camboriú e deu entrada no hospital por volta das 16h. “Foram feitas todas as manobras necessárias, e a equipe médica conduziu o atendimento com três pediatras, inclusive com a presença do doutor Davi, que é pediatra com RQE”, explicou. A criança foi transferida para a sala vermelha, onde o óbito foi constatado.

A mãe, acompanhada do pai, esteve presente durante todo o atendimento. “Ela disse que viu que tudo o que podia ser feito, foi feito. Infelizmente, a evolução foi muito rápida”, relatou a secretária.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O caso acende um alerta sobre o avanço de doenças respiratórias em crianças pequenas. Segundo Aline, outro bebê, de oito dias de vida, testado no hospital com o mesmo vírus, precisou ser transferido de helicóptero para Araranguá, também nesta segunda-feira. Ambos os casos foram notificados à Secretaria Estadual de Saúde, que já acompanha o aumento de infecções respiratórias em diversos municípios catarinenses.

“Esse vírus está assolando as crianças como o coronavírus assolava os adultos durante a pandemia. Nos preocupa muito”, disse Aline Leal. Segundo ela, os sintomas têm evoluído com gravidade, especialmente em crianças com menos de um ano de idade.

A equipe de saúde também recomendou que a irmã da criança, de um ano e meio, que apresentava sintomas semelhantes, fosse levada ao hospital para testagem imediata, a fim de evitar agravamento ou disseminação.

Apesar do aumento de casos, o município ainda não registra números suficientes para decretar estado de emergência, mas monitora a situação com atenção. “Já tomamos medidas como o uso obrigatório de máscaras em todos os pronto-socorros e estamos testando sintomáticos, especialmente crianças. Vamos antecipar a vacinação para toda a população no Dia D, que será neste sábado”, afirmou a secretária.

Aline Leal reforçou o apelo aos pais para que procurem atendimento médico aos primeiros sinais de sintomas, especialmente em bebês com menos de três meses de vida.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.