Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Boas notícias para o início da pesca da tainha em Santa Catarina

Previsão é que neste sábado, 30, cardumes de tainhas encostem nas praias de Santa Catarina

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Na última semana de abril um sistema de alta pressão (massa de ar frio) passa pelo Uruguai e Sul do Brasil, provocando a saída dos cardumes de tainha dos estuários da Bacia do Prata e da Lagoa dos Pastos. Na sexta-feira, 29, o sistema de alta pressão com centro sobre o continente mantem o fluxo de vento sul intenso, passando a leste/nordeste e perdendo força no sábado, 30 encostando os cardumes de tainhas nas praias.

Na segunda-feira, 02, o vento sul volta a sobrar novamente, mudando nos dias 03 e 04/05 para leste/nordeste e repetindo a condição favorável para que as tainhas encostem novamente nas praias. Estas condições devem resultar em bons lanços de tainha no início da safra!

O vento sul quando sopra por vários dias, empurra as águas frias (Águas da Pluma do Prata – mistura de águas subantárticas com a água doce do Rio da Prata) mais rapidamente na costa catarinense. O vento sul faz com que a água fria e salgada entre nos estuários, provocando a saída dos cardumes de tainha para a desova.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No outono e inverno o vento sul chega após a passagem de frentes frias, mas se torna mais intenso e persistente quando continua resultando da combinação de sistemas de alta pressão (massas de ar frio), sobre o continente e litoral sul do Brasil, com passagem de frentes frias e a presença de ciclones mais afastado da costa, na altura do Uruguai e RS.   

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.