A tecnologia é um fator importante de melhoria no abastecimento de água. Entre as ferramentas utilizadas pela equipe da Águas de Camboriú estão os boosters, equipamentos que regulam a pressão e melhoram a distribuição de água, principalmente em regiões mais altas ou distantes de grandes adutoras. Hoje, a cidade possui 18 boosters – 8 foram instalados em 2018, melhorando o abastecimento no Centro e nos bairros Cedro, Rio Pequeno, Areias, Tabuleiro e Lídia Duarte.
O gerente de operações da Águas de Camboriú, Gabriel Buim, explica que a definição dos pontos para instalação ocorre em um processo que envolve diversos dados e a modelagem hidráulica da rede de distribuição, por meio de um software específico. “Este trabalho de inteligência é muito importante para que possamos ter uma definição exata do local e garantir os melhores resultados”, aponta o gerente.
Buim esclarece ainda que o funcionamento dos boosters é controlado 24 horas por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). “Acompanhamos as pressões para verificar a necessidade de ampliar ou reduzir o funcionamento das bombas. Este monitoramento é constante e, por meio do CCO, pode ser feito de forma remota”, conclui.