A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú agora conta com dois blocos parlamentares, reorganizando a distribuição partidária na Casa. A estruturação desses blocos segue as diretrizes do Regimento Interno, que determina a necessidade de pelo menos um terço dos parlamentares para a formação de um grupo.
O primeiro bloco foi instituído no início do ano e recebeu novas adesões na sessão de terça-feira (4), quando os partidos Cidadania e Podemos passaram a integrar o grupo. Agora, o bloco é formado por sete legendas: MDB, PSD, PT, DC, PDT, Cidadania e Podemos, e tem como líder a vereadora Jade Martins (MDB). O grupo reúne os seguintes vereadores:
- Jade Martins, Elizeu Pereira e Marcelo Achutti (MDB)
- Aldemar Bola Pereira e Elton Garcia (PSD)
- Eduardo Zanatta (PT)
- Alessandro Teco (DC)
- Ciça Müller (PDT)
- Samir Dawud (Cidadania)
- Marcos Kurtz (Podemos)
O segundo bloco foi anunciado na mesma sessão e é formado pelos partidos PL, Novo e PRD, sob a liderança do vereador Guilherme Cardoso (PL). Esse grupo conta com nove vereadores:
- Guilherme Cardoso, Anderson Santos, Asinil Medeiros, Jair Bolsonaro, Kaká Fernandes e Victor Forte (PL)
- Naifer Neri (Novo)
- Mazinho Miranda e Ricardinho da Saúde (PRD)
O Regimento Interno do Legislativo estabelece que, caso um bloco parlamentar seja dissolvido ou modificado por desvinculação de um partido, a composição das comissões legislativas deverá ser revista, para se observar o princípio da proporcionalidade partidária.
As 12 comissões legislativas permanentes da Casa foram constituídas através de acordo entre os vereadores. Elas são formadas por três vereadores, para um mandato de dois anos, e uma de suas principais atividades é a emissão de pareceres (pela aprovação ou pela rejeição) acerca dos projetos em tramitação no Legislativo.