A Fundação do Meio Ambiente (Fucam) apresentou na tarde desta segunda-feira, dia 19, o regulamento da 2ª edição da Campanha Rio Camboriú Sem Plástico. O evento foi realizado no auditório da prefeitura e contou com a presença de coordenadores dos Centros de Educação Infantil (CEIs), de diretores de escolas particulares, representantes das Secretarias de Educação e Saúde. A 2ª edição começa no dia 13 de setembro e vai até o dia 18 de outubro. O objetivo da campanha é trabalhar com as crianças a importância da preservação do meio ambiente. De acordo com a presidente da Fucam, Liara Rota Padilha Schetinger, a arrecadação de itens plásticos é um meio de ensinar sobre a preservação com foco nos rios e oceanos.
A primeira edição da campanha superou as expectativas e arrecadou mais de 800 mil itens plásticos. “A primeira ação envolveu alunos do 5º ano. Agora vamos levar para os pequenos, queremos envolver mais a família na dinâmica escolar e na preservação do meio ambiente”, destaca. Essa edição contará com três provas – duas delas com foco no combate à dengue. Os alunos farão um vídeo com antes e depois, mostrando uma ação que possa gerar focos de dengue. Terão que confeccionar um brinquedo com material reciclável com o tema da dengue e implantar na escola um ponto de entrega voluntário de eletroeletrônico para que a comunidade também participe da campanha. Serão aceitos apenas itens plásticos, exceto embalagens de balas, pirulitos e chocolates – para não incentivar o consumo.
Para cada item será contabilizado um ponto, e tampinha pet valerão dois pontos. Todo material arrecadado será encaminhado à Fucam para ser armazenado e contado. As cinco turmas que mais arrecadarem serão premiadas.
Premiação 1º lugar – Passeio ao Parque Rio Vermelho – Florianópolis2º lugar – Passeio Projeto Tamar – Florianópolis3º lugar – Passeio Museu Oceanográfico – Piçarras 4º lugar – Passeio ao Parque Atalaia – Itajaí5º lugar – Uma sessão de cinema em Balneário Camboriú