Na manhã desta sexta-feira, dia 31, a comunidade de Taquaras, em Balneário Camboriú, foi palco de uma captura excepcional de tainhas. Mais de 1373 exemplares foram pescados durante o lanço, deixando pescadores e moradores entusiasmados com a grande conquista.
O feito foi celebrado por pescadores e moradores da região, que demonstraram grande entusiasmo com a conquista. A captura em massa das tainhas trouxe alegria e esperança para a comunidade, que agora aguarda por lanços ainda mais produtivos no futuro. Os pescadores, em especial, estão otimistas em relação às próximas pescarias e esperam obter resultados tão positivos quanto esse.
A Temporada de Pesca da Tainha começou dia 1º de maio e vai até 31 de julho, com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú e da Polícia Militar. A Fundação Cultural e a Secretaria do Meio Ambiente atuam com a Colônia de Pescadores Z-7 fornecendo estrutura e orientações e fiscalizando a atividade.
Nesta safra, há novidades na infraestrutura para possibilitar mais conforto aos pescadores artesanais e melhor desempenho da atividade. São dez pontos identificados para a pesca espalhados nas praias do município, conhecidos como ranchos. Na Praia Central, cada um dos três ranchos (localizados na altura das ruas 2700, 3700 e 4100) tem dois contêineres (um com banheiro) e duas tendas para dar apoio à vigília dos cardumes e para a cozinha. Os contêineres, que têm área de descanso, possuem energia elétrica.
Nas Praias Agrestes, foram instaladas tendas de apoio em Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Em Taquarinhas, há um banheiro químico.
Durante a temporada, é proibido o uso de jet skis, lanchas rebocadoras e embarcações motorizadas na orla das praias. Não é permitida a armação de redes de pesca tipo feiticeira e de malha, além da utilização de cilibrim e fisgas.