Nesta semana, o Ministério da Saúde divulgou a nova progressão do Centro de Especialidades Odontológica (CEO) de Balneário Camboriú. Com a mudança, desde setembro deste ano, a cidade deixou de ser nível II e alcançou classificação de serviço nível III. Na prática, significa que a cidade receberá verba maior do Ministério da Saúde, podendo ampliar seus atendimentos.
Com o empenho da equipe do CEO, as metas estabelecidas pelo Ministério foram cumpridas e este avanço possibilitará a organização e o aumento do fluxo. “Esta progressão nos ajudou a cumprir as metas mensais, pois a fila de espera diminuiu bastante durante seis meses sem diminuir o fluxo dos atendimentos”, disse a diretora de saúde bucal, Priscila Teixeira.
Todas as informações da progressão do tipo II para o tipo III estão disponíveis no Diário Oficial da União. Além de Balneário Camboriú, apenas mais quatro cidades do país tiveram a progressão. O CEO oferece serviços gratuitos de odontologia para adultos e crianças. Ao todo, existem três tipos de CEO e cada um deles recebe incentivo para implantação e custeio, repassados pelo Ministério da Saúde.
Sobre o CEO
O Centro de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de Atenção Básica e pela equipe de saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Os profissionais da Atenção Básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento ao CEO apenas em casos mais complexos. Com o encaminhamento o paciente se dirige ao Centro para agendar sua consulta, na Rua Ceará, s/nº, esquina com a Rua Pernambuco, Bairro dos Estados, das 7h às 19h.
Por mês, aproximadamente 2 mil pacientes passam pelo Centro, distribuídos nas especialidades de endodontia (canal), periodontia, cirurgia oral menor, estomatologia (diagnóstico de câncer de boca e biópsias em geral), próteses e também o programa Odonto Baby e Odonto Teen. Desde março deste ano, o CEO também realiza acompanhamento odontológico aos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC).