De segunda-feira (12) a sexta-feira (16), os colaboradores do Hospital Municipal Ruth Cardoso passarão por cursos de educação permanente, com o intuito de aperfeiçoar os acolhimentos aos pacientes e disseminar os protocolos mais usados na instituição.
Durante a semana, profissionais do pronto socorro, centro cirúrgico, clínica médica e da UTI adulto passarão por cursos sobre o fluxo de transporte ao morgue e orientações sobre o descarte correto de resíduos.
Nesta terça-feira (13), o setor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto passará pela capacitação nutricional enteral, que é o tratamento para indivíduos que não podem ou não conseguem se alimentar totalmente pela boca. No mesmo dia, a clínica médica fará o curso de protocolo de sepse, ou seja, tratamento para manifestações graves em todo o organismo, decorrentes de infecção. Na quinta-feira (15), no auditório do hospital terá um treinamento com glicosímetro, um aparelho que mede a glicose.
Mais de 570 pacientes atendidos neste fim de semana
A equipe do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) atendeu neste final de semana 571 pacientes. Foram registrados 356 atendimentos prestados aos moradores de Balneário Camboriú, 156 a pacientes de Camboriú, 32 de Itapema, 12 de Porto belo, oito de Bombinhas, três de Itajaí e quatro de outras cidades. Do total de pacientes atendidos, 184 são crianças, 317 são adultos e 70 são pacientes idosos.
O Centro Obstétrico do Hospital realizou 26 nascimentos, sendo 13 cesarianas e 13 partos normais. As criancinhas são nove de Balneário, nove de Camboriú, sete de Itapema e um bebê é da cidade de Itajaí.