Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Coleta Seletiva bateu em dezembro o recorde dos últimos 21 anos

ReciclaBC realizou 9.532 visitas de sensibilização em 2019

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

A coleta de recicláveis no mês de dezembro de 2019 bateu o recorde histórico, superando em 73,13% o volume recolhido em dezembro de 2018 e totalizando 301 toneladas, número nunca alcançado desde que a Coleta Seletiva foi implantada 21 anos atrás.

Desde julho de 2019, quando o ReciclaBC passou a operar com oito equipes de coleta, foram obtidos resultados positivos mês após mês, com crescimento médio no período de 34% e de 57% no último trimestre.

Entre os técnicos do ReciclaBC existe a percepção que a reciclagem em Balneário Camboriú está se incorporando cada vez mais ao cotidiano dos moradores, como resultado de campanhas nas escolas e visitas de sensibilização às empresas, condomínios e casas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2019 todas as escolas do município, com cerca de 15.000 alunos, se envolveram em atividade do ReciclaBC, visando multiplicar as informações sobre reciclagem de resíduos.

Desde abril de 2019 foram feitas 13.526 visitas de sensibilização, nas quais monitoras treinadas ensinam às pessoas como separar corretamente os resíduos para reciclagem e destacam a importância desse comportamento em favor do meio ambiente.

Perguntas e respostas sobre o ReciclaBC

Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/

Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.

Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.

Pergunta: onde estão localizados os ecopontos e o que eles recebem?
Resposta: na praça da Barra, na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na Avenida Palestina esquina com rua Paraguai. Eles funcionam 24 horas por dia e durante dia tem um monitor prestando orientações. Eles recebem metais, plásticos, vidros, lâmpadas, pilhas e baterias. A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.