Na primeira sessão da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú após as eleições municipais de 2024, realizada nesta terça-feira, 08 de outubro, o vereador Eduardo Zanatta (PT), reeleito com 2.568 votos, usou a tribuna para destacar o crescimento do Partido dos Trabalhadores na cidade. Em um tom provocativo, Zanatta declarou: “Para quem dizia que em Balneário Camboriú o PT não se cria, a resposta foi dada nas urnas,” respondendo diretamente às críticas sobre a presença do partido na política local.
Zanatta, que foi o terceiro vereador mais votado nas eleições municipais de 2024, ficando atrás apenas de Jair Bolsonaro Filho (PL) e Victor Forte (PL), comemorou o desempenho do PT nas urnas e agradeceu o apoio de seus colegas de partido. Ele ressaltou o trabalho da ex-vereadora Marisa, que liderou o plano de governo da sigla, e fez menção ao ex-vice-prefeito Aristo Pereira, que obteve 951 votos e, por muito pouco, não garantiu uma segunda cadeira ao PT na Câmara.
O vereador também mencionou que haverá um rodízio dentro da nominata do partido, uma estratégia que permitirá a participação de mais membros do PT no legislativo local, fortalecendo o debate político na Câmara.
Situação ou oposição?
Agora, a principal questão que paira é qual será o papel do PT de Eduardo Zanatta nos próximos quatro anos. A dúvida é se o partido apoiará o governo de Juliana Pavan (PSD) ou se formará um bloco de oposição junto ao PL, ao lado do filho do ex-presidente, Jair Renan Bolsonaro. Façam suas apostas!