Balneário Camboriú registrou 11 casos confirmados de dengue, sendo 3 autóctones, 2 importados, 5 indeterminados e 1 em investigação. Diante do aumento de notificações e da previsão de grande circulação de turistas durante o Carnaval, a Prefeitura anunciou novas medidas para conter a proliferação do Aedes aegypti e reduzir os riscos de transmissão da doença.
Entre as ações definidas durante reunião da Sala de Situação da Dengue está a aplicação de fumacê (inseticida) na rodoviária da cidade, um dos principais pontos de chegada de visitantes. O Atracadouro Barra Sul também será alvo da pulverização. Além disso, cartazes e folders educativos serão distribuídos em hotéis, no Posto de Informações Turísticas (PIT) e outros locais de grande movimentação, com versões em português, espanhol e inglês para alcançar os turistas estrangeiros.
Outra estratégia envolve a distribuição de repelentes para gestantes, um dos grupos mais vulneráveis à doença. Os produtos estarão disponíveis a partir da próxima semana em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O combate ao mosquito transmissor da dengue também será levado para as escolas da rede municipal. Professores serão capacitados para ensinar os alunos sobre a importância da eliminação de criadouros, promovendo uma rede de conscientização entre as famílias.
A Sala de Situação da Dengue, instituída pelo Decreto nº 12.066, é responsável pelo monitoramento dos casos e pela definição de estratégias emergenciais. Com o aumento das temperaturas e a chegada do Carnaval, a Prefeitura reforça a necessidade de mobilização da população para evitar criadouros e adotar medidas preventivas, como eliminar recipientes com água parada e usar repelente.