Nesta quinta-feira (22), houve a quarta edição da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (IV CMSAN), ocorrida no auditório do SESC de Balneário Camboriú. O evento, aberto ao público, reuniu 84 pessoas entre sociedade civil, representantes de órgãos e entidades e profissionais da área nutricional. O tema do evento foi “Vozes, Direitos e Fome”, com o lema “Luta para garantia da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”.
Dentre os objetivos da conferência, realizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), esteve a discussão sobre as políticas públicas acerca da segurança alimentar na cidade e reafirmação da garantia do direito da população de ter acesso à alimentação adequada e saudável.
A nutricionista Julia Campos foi ao encontro para entender um pouco mais sobre as políticas de segurança alimentar da cidade. “Eu vim para a Conferência para ter uma base de como funciona a realidade do município sobre esse tema, já que me formei e trabalhei em outros municípios. Acho muito importante ter essa conversa sobre a segurança alimentar em Balneário Camboriú”, diz.
Os presentes na conferência também se reuniram a fim de elaborar e avaliar propostas que contribuam para a melhora das políticas públicas na área. As propostas aprovadas serão levadas por delegados eleitos à Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional em outubro, na cidade de Florianópolis. “O maior resultado que nós podemos ter através da Conferência e dos encontros mensais do conselho é o de produzir na sociedade uma cultura de segurança alimentar e nutricional, de começarmos a pensar nessas propostas no nosso dia a dia”, ressalta o presidente do COMSEA-BC, Uander Fernandes Chaves.