Nós Balneário Camboriú

18.9 C
Balneário Camboriú

Covid-19: laboratório de BC testou 184 suspeitos em 2 dias

O Laboratório de Testagem para a Covid-19 começou a funcionar nesta quarta-feira (13), anexo ao Hospital Municipal Ruth Cardoso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Siga-nos no Google News

Nesta quarta-feira (13), o Laboratório de Testagem para a Covid-19 começou a funcionar em Balneário Camboriú, anexo ao Hospital Municipal Ruth Cardoso. A ação pioneira em Santa Catarina já realizou 184 coletas para o exame. O espaço testa profissionais sintomáticos da linha de frente, sendo saúde, segurança e assistência social, que devem procurar diretamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) das Nações, além de pacientes com sintomas, encaminhados pela Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica.

LEIA TAMBÉM:
Balneário Camboriú chega a 178 infectados por coronavírus

A orientação da Secretaria de Saúde é que os pacientes que manifestarem um sintoma leve ou mais, tais como irritação na garganta, coriza, tosse, dor de cabeça, indisposição física, não sendo necessário apresentar todos os sintomas, devem se dirigir para a Unidade Básica de Saúde mais próxima para iniciar o processo e receber as devidas orientações.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a Secretária de Saúde, Andressa Hadad, salienta a importância de prestar a atenção na falta de paladar e perda do olfato, sintomas leves que estão presentes na maioria dos casos em Balneário Camboriú. Veja a razão médica pela perda de olfato e paladar provocada pela covid-19.

Após uma análise médica os pacientes receberão uma classificação em três graus, estabelecida por debate técnico pautado em estudos científicos. No primeiro, estão aqueles que possuem somente um sintoma, que serão isolados por sete dias. Se durante este monitoramento o paciente continuar com o sintoma ou mais algum surgir será realizada a coleta.

No segundo grau encontram-se os pacientes que já possuem dois sintomas leves ou mais; estes são encaminhados direto para a coleta e permanecem em isolamento e monitoramento domiciliar. No último grau estão os pacientes com sintomas graves, ou seja, que apresentam dois ou mais destes sintomas: febre, tosse seca e dificuldade para respirar. Estes serão encaminhados diretamente para o Centro de Acolhimento e Tratamento do Coronavírus.

O laboratório possui cinco salas de testagem e funciona das 7h às 19h com horário marcado. O resultado do exame será dado em torno de 24 horas, dependendo do caso será preciso repetir o processo de análise, por isso o tempo para a entrega do resultado pode ser maior. O laboratório de testagem atende também pelo telefone (47) 3169-3700, para dúvidas e esclarecimentos.

Receba notícias de Balneário Camboriú e região pelo Telegram do Camboriú News

good news
especial publicitário

PUBLICIDADE

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

* Os comentários publicados são de absoluta responsabilidade de seus autores, e não devem ser entendidos como posicionamento do Camboriú News e seus editores.